Desabafo sobre a amamentação

Categorias , , , , , , Postado por Maria Livia às 8/13/2012
Nem sei por onde começar...
Acho que vou contar um pouco da minha rotina só pra dar uma idéia. Como eu havia falado no outro post (para ler, clique aqui), estou dando complemento e fazendo a ordenha. Uso uma bomba elétrica e tiro toda a vez que amamento, ou seja, umas 6 vezes por dia.
Só para dar uma noção, antes de começar a amamentar, tenho que:
- preparar o complemento
- esquentar em banho-maria o leite que ordenhei na última mamada
- levar essas mamadeiras mais um copo de água e meu intermediário de silicone para onde for amamentar
- trocar a Maísa e deixá-la só com o body para que ela não durma
Aí é que vamos começar a mamada efetivamente. Às vezes, ela demora uns minutos para pegar o seio e, algumas vezes, não quer de jeito nenhum, chora, péssimo!
Qd tudo vai bem, ela mama meia hora e depois eu dou o leite que ordenhei e em seguida, o complemento.
E então mais uns 15 minutos para o arroto, depois eu a visto. Por último, tenho que ordenhar.
Ah, por último mesmo, tenho que pegar as 2 mamadeiras, o intermediário de silicone e as bombinhas, lavar tudo e esterilizar.
O que acontece é que dá em torno de 2 horas cada mamada. 
Na mamada da madrugada, só estou dando complemento, por orientação da pediatra. Aliás, nem foi idéia dela eu fazer a ordenha. Mas como era uma forma de aumentar a produção de leite, eu resolvi fazer. Acontece que estou nessa há quase 2 semanas e não obtive o resultado desejado. Mas...tenho medo de parar e desistir de última chance, entende?
Acabei de mandar um e-mail pra pediatra e ela falou para eu abandonar esta ordenha, pois é cansativo mesmo. Mas sei que com a ordenha, ela acaba tomando um pouco mais do meu leite, que não tomaria só com a amamentação.
Ainda segundo a pediatra, se eu conseguir dar meu leite até 2 ou 3 meses, já está bom. Mas nesse ritmo eu não sei. Tenho receio de ficar só no peito e complemento, sem a ordenha, como ela sugeriu, e, como a Maísa está pegando cada vez menos, ir acabando o leite...ufa!!!
Ah, não contei que, como meu marido está trabalhando em outra cidade, minha mãe está aqui direto para me auxiliar nesta rotina e eu me sinto péssima com isso. Ela está me ajudando muito e nem reclama, mas  não me sinto nada bem com esta situação, não acho certo depender dela.
Dia 21, eu vou ao Banco de leite e esta será definitivamente minha última tentativa.
É triste ver minha filha chorando pq não quer meu seio. Fico com dó, pois sei que ela se esforça e não sai muito leite.
A gente é massacrada para dar o peito, mas e qd isso simplesmente não acontece? O complemento é ótimo, mas não tem os anticorpos. Porém, pelo menos um pouco, ela já tomou. Estou me preparando psicologicamente para dar só o complemento. Sei que é um caminho sem volta, por isso quero estar segura. Vamos ver!

11 comentários:

Ligia - Mamãe da Alice on 8/13/2012 disse... [Responder Comentário]

Lívia, é disso mesmo que eu morro de pavor! O não conseguir amamentar! Lí o seu outro post sobre o assunto! E que brabeira! TTbém me sentiria perdida e tal...Mas adorei saber que mesmo com a dificuldade, vc não está se entregando p/ a tristeza. Acho sim, que é bonito e importante amamentar. Acho super sua atitude de tentar, tentar e tentar! Mas caso, não seja tão possivel, vc não será menos mãe do que aquela que amamenta por não sei qto tempo e só com a leite materno! Força!
Beijo de nós duas em vcs!

Vannia - Pronta Para Ser Mãe on 8/13/2012 disse... [Responder Comentário]

Sei que é difícil porque já li e ouvi vários relatos, quero muito amamentar até sonho com esse dia.Mas está nas mãos de Deus.

Boa sorte com a amamentação.

Bjus

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Amiga, realmente você é uma heroína com todo esse ritual! Nem sei o que dizer ou opinar sobre isso pois acho que cada decisão é bem particular de cada uma.
dizem que quanto mais se suga o leite, mais é produzido. O que daria pra fazer é vc iniciar com o peito, dar o complemento e depois ordenhar e jogar fora o leite que vc guardaria pra próxima mamada... pelo menos vc não ficaria tanto tempo amamentando, teria menos trabalho e não secaria o teu leite.
No início, quando a Nina não mamava, e o meu seio empedrou, eu tirava o leite e jogava fora... até tentava dar para ela tomar, mas ela nem queria... depois ela até tomou no copinho. Mas pelo menos não secou...
Vc está fazendo de tudo, e portanto não se culpe. Confie na pediatra e saiba que fez e faz o melhor!
Beijos nas duas!

Bravo, Bebê!!!! on 8/14/2012 disse... [Responder Comentário]

Maria, vc está fazendo muito mais do q eu...olha, se há sofrimento, o caminho não é o correto...pelo menos, é assim q penso...eu estou tentando tb, mas já estou tentando me acostumar com ideia de q não é possível e lidar com isso sem culpa.

Vc está fazendo de tudo! Vá em frente se achar válido!

Estou na torcida!
Bjão

Renata on 8/15/2012 disse... [Responder Comentário]

Amiga,
Antes de mais nada, olhe racionalmente para ver o quanto você está sendo guerreira nessa história toda!
Muita, muita gente, já teria jogado a toalha muito mais cedo!
Se você vai manter a amamentação por muito tempo ou não, não sabemos. Mas certamente você está cercando por todos os lados e fazendo tudo o que está ao seu alcance...
Esses dias eu escrevi sobre culpa e não posso vir aqui fingir que é fácil deixá-la de lado... mas temos que nos esforçar para isso, porque certamente amamos demais nossos pingos de gente e fazemos o que está ao nosso alcance para garantir o bem estar deles.
Siga em frente da forma que conseguir, e que achar melhor... certa de que é o caminho certo, e que tudo ficará bem!
Um beijão pra vcs,

Eliane Vieira on 8/15/2012 disse... [Responder Comentário]

Puxa, Maria... A gente sabe que, na TV é tudo mais fácil do que na vida real, mas qdo acontece com a gente bate aquela culpa, né?

Vá sim ao banco e tente!

E, se não der, dê o complemento, sem culpa! A Maísa sabe (e sente) que vc sempre fará o melhor pra ela!

Te desejo toda a sorte!!

Li seus outros posts!! Anotei as dicas da cinta e vibrei com o novo emprego do maridão!

Deus abençoe vocês!!

Beijos da Mãe da Mel.

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Maria Livia, primeiro quero te parabenizar pelo nascimento da Maisa, agora que vi que ela nasceu em julho, eu tava sumida, dei um tempo do blog para estudar, mas nem estudei, rs.
Fique firme e forte e sem culpa, Deus tá vendo seu esforço e cuidando do sua bebê junto com você. Boa sorte. bjs

Neusinha Feliciano on 8/19/2012 disse... [Responder Comentário]

Maria... sei o que está passando pq vivi uma situação beeem parecida e, sabe de uma coisa? Eu não desisti e aqui estamos, Alícia com 4 meses mamando exclusivamente no peito...
Quero conversar contigo, se possível, pq te entendo bem.. pensei em desisti muitas vezes..
Me add no facebook.com/neusabfc ou no msn neusa.bfc@hotmail.com... Te apoio no que precisar..
Bjs..

Dali on 8/20/2012 disse... [Responder Comentário]

Oi girl! Que ritual! Puxa, que esforço!
Acho que vc está tentando bastante e bom, vai ser bom e vai ser o suficiente para ela até quando for. E depois, não se culpe, ela vai crescer saudável, com certeza. Uma IVA teve grandes dificuldades por conta de uma redução que havia feito nos seios e ela colocou uma meta: iria lutar e tentar até os 3 meses, depois iria "se perdoar" e seguir em frente. Fez isso. O filho esta muito saudável e ela tirou da cabeça.
Infelizmente o corpo da gente não é como a gente quer, então, temos que seguir em frente, né?
Bjs mil e boa sorte!!

Dali on 8/20/2012 disse... [Responder Comentário]

By the way: nao sei porque sai IVA, eu queria dizer amiga!!! Affff esse iPhone faz cada uma!!!

Cami on 5/09/2013 disse... [Responder Comentário]

Maria Livia. Achei seu post via google quando eu buscava orientação sobre rotina do bebê para quem amamenta mas complementa...
Eu passo por uma situação igualzinha a que você passou.... Entendo tanto o seu sofrimento.... Recebi a mesma orientação da minha parteira: de parar com essa ordenha o tempo todo pq a exaustão tb leva a redução da produção de leite. Hoje ordenho só duas vezes e continua exaustivo... Tomo equilid, tintura de algodoeiro, tentei a relactação com a sondinha e tudo mais imaginável, A sorte é que eu também tô com a minha mãe ajudando... Moro na Alemanha e não tenho ajuda nenhuma normalmente aqui... no máximo a faxineira q vem uma vez por semana por 4h e olhe lá. Sem minha mãe aqui acho que eu teria já desistido ha muito tempo. Estou entrando no terceiro mês de batalha e não sei se eu aguento muito tempo. Amamentar pra mim tem sido mais tortura, menos prazeiroso do que tanto pregam.
Até quando v conseguiu isso? Digo, manter essa rotina? Agora sua bebe já tá maiorzinha e v já deve ter superado. Me conte um pouco mais disso... Pq v não teve leite? eu fiz uma plastica de redução, entao, sabia da probablidade...
um abraço e adorei conhecer seu blog.
Camila

Deixe aqui seu pitaco!