Minha Pérola

Categorias 0 comentários


Quando eu estava grávida, percebi uma regularidade na sequencia das perguntas com que me bombardeavam:
1º - "Vc está grávida?". 
2º - "De qto tempo?"
3º - "Já sabe o sexo?"
e 4º - "Qual o nome?"
E eu sempre empacava nesta última resposta. Estava uma dificuldade. Pensamos em vários nomes e nos foram sugeridos outros tantos, mas acabávamos sempre em dúvida entre os mesmos. Depois meu marido acabou encasquetando com um e eu não conseguia mais removê-lo da idéia. O nome que ele queria era um que eu havia sugerido bem antes da gravidez. Acho lindo, mas não estava bem certa.
Uma amiga me disse que preciso ver o que esta bebê significa pra nós e encontrar o nome com este significado. Gostei da sugestão e me pus a pensar.
Um dos nomes que me veio a mente foi Manuela, que significa "Deus está conosco". Ontem à noite, quando fui me referir à Eva (minha legitima vira-latinha preta), a chamei de Pérola Negra. Se ela é a negra, a que está no meu ventre é a branca!!! Pérola, é isso! O que mais esta bebê é do que nossa pérola?
A pérola é formada quando uma substância estranha, como um agrão de areia, por exemplo, desliza para dentro da ostra, entre o manto e a concha, e isso irrita o manto. Para se proteger, a ostra tem uma reação natural na qual o manto cobre a irritação com camadas da mesma substância de madrepérola, que é usada para criar a concha. Assim é formada uma pérola.
Numa linguagem poética, a pérola nasce do sofrimento da ostra. Uma ostra que não foi ferida não produz pérolas.
Depois de todo este sofrimento pelo qual passei e ao final ser abençoada com esta pérola! A bebê tinha que ter algo a ver com este nome. Ela é uma pérola e eu me sinto a verdadeira ostra...ops, acho melhor parar na parte da pérola.
Pois é, mas sabe aquele primeiro nome que eu havia sugerido e meu marido encanado com ele? O significado dele é justamente pérola. Ficou decidido então, a bebê se chamará MAÍSA.
Depois, conversando com uma tia, ela me disse que, qd trabalhou na Vivara, aprendeu que a pérola é a única pedra que a natureza entrega pronta. As outras dependem de o homem fazer alguma coisa, como lapidar. Mas a pérola, não! Fiquei pensando em tudo o que passei, qtos ttos, remédios, exames, tanta coisa e ela veio assim, de repente, como se a natureza estivesse me entregando este presente. Realmente, acho que não tinha nome melhor pra ela!