Curso de Gestante na Pro Matre

Categorias , , , Postado por Maria Livia às 6/06/2012
Neste sábado fiz o curso de gestante na Pro Matre, onde pretendo ter a Maísa. Não sabia muito o que esperar, mas adorei.
Tivemos palestra com uma obstetriz, uma pediatra, um anestesista e uma enfermeira neonatologista. Todos com muita experiência. A obstetriz, Dra. Maria Augusta, e a pediatra, Dra. Carla, são um capítulo à parte. Muito figuras, rimos bastante com elas. Além de demonstrarem um conhecimento impressionante.
Eu tenho em mente fazer parto normal, se der tudo normal. Caso contrário, faço cesárea. Com a palestra, fiquei mais empolgada com o parto normal. 
A maior parte das informações eram novas para mim e uma me chamou tanto a atenção que eu quase chorei. Falando sobre o parto normal, a Dra. Maria Augusta explicou que, na hora de nascer, o bebê fica fazendo uma rotação dentro da barriga da mãe, procurando o melhor jeito de encaixar o crânio dele na bacia da genitora. Depois que passa a cabeça, ele se vira de lado para que consiga passar os ombros. Fiquei impressionada com a sabedora da natureza. Achei lindo. Será que estou muito emotiva?
Bom, apesar de querer parto normal, não sou masoquista e estava bem interessada na parte das anestesias. Eles explicaram que no parto normal é feito uma analgesia combinada entre a ráqui e a peridural. É uma analgesia e não anestesia, assim alivia a dor, mas a gente consegue fazer força. A ráqui tem um efeito mais profundo enqto a peridural dura mais, então eles vão administrando essas duas para durar o parto todo.
Em relação à famosa cefaleia pós-ráqui, eles disseram que a cada 700 pacientes que a tomam por mês lá no Pro Matre, apenas uma apresenta este efeito colateral. Bom, hein? Só espero não ser essa "uma"!
Mais para o final, tivemos a parte prática de dar banho e trocar a fralda. Maridão arrasou. Foi a parte que ele ficou mais atento. Fez várias perguntas, fazia os movimentos 1000 vezes. E eu, achando lindo!!! Ele vai arrasar no banho da Maísa!
Algo bem importante que eles nos lembraram: qd começarem a inchar, tirem a aliança! Com este calorzinho que fez aqui em Sampa, percebi que inchei e a aliança não estava saindo. Esperei qd deu uma melhorada e já tirei! Falei pro maridão que estou me sentindo livre, leve e solta!!!
Só uma informação eu não gostei: eles não furam a orelha da bebê lá para evitar risco de infecções (pelo menos o motivo é justo, nem tenho como contra-argumentar). Mas eles podem indicar uma enfermeira que vai em casa para furar. Fiquei imaginando o custo disso...deve sair mais caro que o brinco que a vovó deu pra Maísa!
Resumindo, saí de lá empolgada, cheia de informações e louca de vontade de fazer a visita pela maternidade. Marquei para próxima segunda. Quero andar pelas instalações e ir me sentindo um pouquinho mais próxima da Maísa.
Sexta tenho US. Meninas, me respondam, é normal com 33 semanas ainda estar ansiosa para fazer US??? Ou eu sou um pouco exagerada??
Bom feriado a todas!!!


6 comentários:

Operação Bebê da Si on 6/06/2012 disse... [Responder Comentário]

Maria que legal! Ai como eu queria ir numa palestra dessas. Deve ser tudo di bom.
Pelo jeito nenhum hospital fura a orelhinha das babys né, aqui em Curitiba é dificil, mas tb tenho indicações de enfermeiras que fazem o furo. Vamos ver quando custa...
Amiga, eu acho que a ansiedade do US só passa quando o bebê nasce, antes disso acho que qualque mãe em qualquer fase fica ansiosa. Eu tô assim tb e rezando para chegar logo o dia 11/06.
Amiga, bjos!

Gaby on 6/06/2012 disse... [Responder Comentário]

Oiiii que legall curso de gestante... amei a postagem... entao sobre as 33 semanas nem sei dizer porque ainda sou tentante... rsrs mas axo q deve ser normal simm rs e que bom o maridão participandoo... é uma benção quando há essa união do casal né ficam os laços familiares mais fortes...fica com deus bjos

Bibi on 6/06/2012 disse... [Responder Comentário]

Nós também adoramos o curso. E informação nunca é demais... sempre aprendemos algo novo.
Aqui eles só furam a orelinha depois do primeiro mês. A Marina ganhou os brinquinhos da vovó paterna também, mas só poderá usar mais tarde...
Sim, cada US é um flash... heheheh normalíssimo, claaaro!
Bjo!

Renata on 6/07/2012 disse... [Responder Comentário]

Amiga, acho que a nossa ansiedade não passa nunquinha! Eu também fico suando frio antes de cada US, até hoje! rs...
Acho que só alivia um pouquinho porque sentimos eles mexendo, né? Mas é só um pouquinho... rs!
Adorei saber um pouco do que vou encontrar no curso. Como te disse, o meu é neste sábado. Quase marcamos para a mesma data, seria bem legal! Uma pena que não coincidiu...
Hoje acho que vou dar uma passeadinha na Feira da Gestante. Ainda tenho muitas coisinhas pra comprar pro Felipe.
Ah, e a saga "bolo do chá": no fim deu tudo certo. Entrei agorinha para fazer um post comentando! ;-)
Beijão pra vc e pra princesinha, e bom feriado!

http://nossomundocomfelipe.blogspot.com.br/

Lilica on 6/07/2012 disse... [Responder Comentário]

Ai, que delícia!! Eu ainda tô procurando um curso pra gestantes aqui no ABC, mas não acho. Boa dica!! Vou procurar no Pró Matre!!
A gente sai bem mais esclarecida, né?
Eu tbm acho que meu marido vai dar de 10 a 0 em mim, pois nunca cuidei de um bebê na vida...
Fiquei impressionada com o movimento que o BB faz pra nascer... Que perfeição...

Não é exagero não, flor. É amor e vontade de ver a pequeninha a todo instante.

Beijos.

Lilica & Mel.

Nucy on 6/08/2012 disse... [Responder Comentário]

Amore, quem déra que aqui onde moro tivesse disponibilidade desse tipo de curso, mas enfim, agradeço por compartilhar as informações...
E acho que não é exagero ficar ansiosa por um U.S. em qualquer semana da gestação, a vontade em saber como andama as coisas no interior da casinha temporária de nossos pimpolhos é maior que tudo. rsrs
Xerim,
Nucy & baby ♥

Deixe aqui seu pitaco!