16 semanas: medos, neuras e afins

Categorias , , Postado por Maria Livia às 2/07/2012
Em primeiro lugar, quero comentar a tão aguardada gravidez na blogosfera: da minha amiga Rose (http://rose-cheirinhodebebe.blogspot.com). Depois de 8 anos de luta, essa guerreira conseguiu seu positivo. Fiquei mega feliz por ela!!!
Rose, que esta gestação seja super tranquila e que vc possa curtir cada momento!!! Que seu bb venha lindo e saudável, trazendo muita alegria pra vc e seu marido! Parabéns, amiga!!!
Bom, nesta semana, meu bebê está mais ou menos do tamanho de uma goiaba grande (cerca de 12 centímetros da cabeça até o bumbum, pesando aproximadamente 100 gramas). 
Nas próximas três semanas ele vai passar por um grande estirão, dobrando de peso e crescendo vários centímetros. 



Tanto dentro como fora da barriga, bebês adoram brincar. O meu talvez já tenha descoberto seu primeiro brinquedo -- o cordão umbilical --, que ele vai puxar e segurar para se divertir. Às vezes ele pode apertá-lo a ponto de reduzir a quantidade de oxigênio que passa por ele, mas não é para se preocupar -- ele não conseguirá apertar tempo suficiente para se prejudicar. 
O sistema circulatório e o trato urinário estão em plenas condições de funcionamento, e o bebê inala e exala líquido amniótico pelos pulmões. 
Os ligamentos dos dois lados do útero e das paredes da pelve estão esticando conforme o bebê vai crescendo. É normal sentir um pouco de dor. Deve ser por isso que, às vezes, sinto umas leves cólicas passageiras.
Amigas, não preciso dizer o quanto estou feliz com o momento que estou vivendo, né? Hj coloquei um vestido que não teve como negar minha barriguinha, então, quem ainda não sabia, acabou descobrindo. Adorei a atenção e o carinho que recebi e continuo recebendo, isso faz com que me sinta tão especial...(Mas sei que depois que o bb nascer, as atenções vão pra ele/ ela e nem vão se lembrar de mim!!! Mais um motivo pra aproveitar agora!!!)
Apesar disso, às vezes, sinto muito medo. Quer dizer, não sei se medo é a palavra mais apropriada. Um receio talvez. Todas nós ouvimos o quanto a vida muda depois que se tem filhos...e ansiamos muuuuuuuuito por isso. Mas confesso que, de vez em qd, bate um frio na barriga. Acho que uma preocupação se darei conta. Como será que vou lidar com tudo? Todos dizem que o casamento muda. Como será que vamos viver nessa a nova dinâmica familiar? Hj somos 2, amanhã seremos 3, como tudo vai rolar? Será que vamos conseguir educar do jeito que queremos? Sabemos onde queremos chegar, mas sabemos COMO chegar até lá?
Imagino que este receio não deva ser só meu. Acredito que tenha a ver com a responsabilidade que a gente sabe que está assumindo. E estou assumindo!!! Quero deixar bem claro que não estou aqui arrependida! Longe disso! Só ando meio pensativa em como as coisas serão...

13 comentários:

Eliane Vieira on 2/07/2012 disse... [Responder Comentário]

Eu te entendo perfeitamente, amiga!!

Hoje eu saí com minha irmã e a minha sobrinha (tem 1 ano e meio) fazia pirracinha, queria mexer em tudo, não parava quieta... Fiquei pensando: Ai, meu Deus... Será que eu tô mesmo preparada??
Meu casamento tbm é uma bênção. Tbm tenho medo de mudar tudo...

Mas sei que Deus tá com a gente. Vamos conseguir!!

Ai, já tá aparecendo sua barriguinha, né?? Não vejo a hora da minha despontar!!

Beijos.

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Amiga,
Acho que essa é uma preocupação de todas nós... ante, durante e depois da gravidez... e pela vida toda.
Acho que não dá pra ficar pensando mito, senão a gente fica neurótica. Deixa a coisa fluir e ir acontecendo aos poucos... tudo vai se encaixando e ficando no devido lugar.
Somos mulheres modernas, descoladas e saberemos com certeza ser mães, mulheres e companheiras. Não se apoquente! tudo caminha pro lado certo quando queremos muito algo e estamos realizando.
Beijoo!

Mundo da Fer* on 2/08/2012 disse... [Responder Comentário]

Ih amiga essa preocupação acarreta a todas nós,todos os dias são diferentes um do outro e com o tempo a gente aprende,claro que tenho medo muitas vezes.
Beijos!

Dali on 2/08/2012 disse... [Responder Comentário]

Ai girl, que delicia! Todos já sabem agora da barriguinha! Aproveite mesmo, tem mães que sentem falta da barriga depois... Mas acho que deve ser bobagem, pois vc vai ter tantas novidades para descobrir!
Girl, vai tudo mudar, mas vai ficar bem. Diferente, mas bem. Fique tranqüila. O casamento fica meio vazio sem os filhos com o tempo, entao, vem aí o que torna a família completa. Mas eu acho que a gente deve realmente ficar apreensiva, não tem como, afinal, a gente nao passou por isso e sabe como será....
Mas tenho certeza que vc vai ser uma ótima mãe! Tudo vai ser muito bom!!

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Bom dia Maria Livia tudo bem? Não fica preocupada com seus pensamento não, minha mãe costuma dizer que tda mulher fica pensativa quando fica grávida pela primeira vez... beijo e curta bastante sua barriguinha:-)

Juliana on 2/08/2012 disse... [Responder Comentário]

Adorei esse post pensei que só eu pensava coisas assim, mas acho que essa mudança vai ser muito boa em nossas vidas
Beijos

Rô Santana on 2/08/2012 disse... [Responder Comentário]

Oi querida estou gravidinha igual você, porém com uma semaninha a mais.
Adorei achar o seu cantinho, podemos trocar nossos medos e anseios, que são muitos né?
Eu tambem tenho um blog e ficarei feliz em ter você por lá.
www.dotamanhodoceu.blogspot.com
Bjs
Rô Santana

Mamãe de Três on 2/08/2012 disse... [Responder Comentário]

Oi linda
Tudo isso que vc esta sentindo é super normal, medo de não conseguir ronda a gente mesmo, eu vivi isso na primeira gravidez, e to passando de novo, agora pensando se darei conta de 2.
Mas sei que so vivendo errando, acertando e aprendendo pra saber, então é esperar.

bjks

Lu Faria on 2/08/2012 disse... [Responder Comentário]

Oi querida!
amei seu blog, já estou te seguindo!
vou adorar sua visita no meu doceslembrancasbylufaria.blogspot.com!
bj

Raphaela Cavalheiro on 2/09/2012 disse... [Responder Comentário]

Olha menina, tbm tenho esses lances de preocupação, principalmente qndo leio blogs com relatos das coisas e dificuldades dos bebês. Mas foi tão esperado por nós que o negócio agora é ler o máximo de coisas, saber filtrar e relaxar. Pode ser difícil, mas não impossível.
Beijão

Rose on 2/09/2012 disse... [Responder Comentário]

Maria Livia minha linda...só agora consegui vir aqui....estou tentando ir em cada blog....mas eu chego lá...rsrs

Minha linda....obrigada pelo carinho e torcida...vc sabe como foi essa luta pra mim...afinal...tbm passou por isso... alias vc se alto intitulava como uma fivete...lembra?...rs Imagino a dor...de fiv sem positivo...nossa!É devassador...mas vc superou...e tudo deu certo!
Fico feliz em saber q tudo corre bem com seu lindo amado e muito desejado bebezinho....nos mantenha informada hein!

Bezuuu

Anelise Ribeiro Veiga on 2/09/2012 disse... [Responder Comentário]

Que delícia ver a barriguinha crescer e não ser gordura....kkkkkk Amiga, vai dar tudo certo, vc será uma exceeeeeleeeeente mãe! Eu tenho tanta certeza disso! Vc é uma pessoa doce, inteligente, amorosa e firme! Vai dar tudo certo! O que eu estou doida pra saber é se é uma menininha mesmo!!! Beijos

Val on 2/10/2012 disse... [Responder Comentário]

Maria Lívia, minha fofa, grata pela torcida e o carinho de sempre, sim, eu concordo que para quem tem problemas em ovulação o fato de o organismo reagir isso naturalmente é motivo de muita alegria e é o que de fato estou sentido, porque sempre tive ciclos irregulares, SOP, tive recentemente Endometriose, enfim, estar com as funções normais reprodutoras e naturalmente é mais do que bom, é ótimo. E traz também a sensação do falta pouco para engravidar. Traz a sensação sim vou conseguir engravidar.

Qto ao seu post, eu acho muito normal esse receito porque afinal temos uma vida que dependerá de nós (enquanto mães) por pelos menos uns bons anos e é natural esse sentimento, mas pelo que passou toda essa busca, e o carinho que tem com a Eva com certeza lhe gabaritam para ser a mãe melhor que poder ser e será!

grande beijo flor, to sempre por aqui ...

Deixe aqui seu pitaco!