Espironolactona e fertilidade

Categorias , , , Postado por Maria Livia às 5/18/2011
Bom, hoje decidi escrever sobre algo que pode estar atapalhando a realização do sonho meu e de meu marido de termos um baby. 
Tomei um remédio chamado Espironolactona por 2 anos (desde outubro de 2008). Ele é um diurético, mas foi indicado pela minha dermatologista para controlar a oleosidade da minha pele. Alguns meses antes, por volta de junho, havia parado de tomar AC. Minha menstruação continuou regular até nov/2008, quando começou a ficar com um fluxo extremamente escasso e irregular. Foi exatamente nesta mesma época que meu marido e eu começamos a pensar no baby. Em setembro/2009 comecei a ir em médicos que descobriram que o nosso problema era a minha falta de ovulação. Não entendia aquilo, pois minha menstruação sempre havia sido regular.
Para encurtar a história, em outubro deste ano, fui fazer a minha primeira IIU, comecei com as aplicações de gonal e os folículos iam crescendo maravilhosamente bem. Até que um dia, num US, não houve progresso nenhum. Três dias depois, surpresa: os folículos maiores, eram, na verdade, cistos. Não havia óvulo nenhum. Neste dia, eu pirei  !!! Não conseguia entender aquilo. Foi quando tive um estalo (meu anjinho da guarda) e pensei: vou lera bula da Espironolactona!
Para minha surpresa, estas foram algumas das informações que encontrei na bula:  "distúrbios menstruais", "Coelhos que receberam Aldactone® apresentaram taxa de concepção reduzida", "Quando injetado em ratas fêmeas ... parece aumentar o comprimento do ciclo estral ...Estes efeitos foram associados com o retardo do desenvolvimento do folículo ovariano e uma redução dos níveis de estrógeno circulantes, que poderia ser esperado prejudicar o acasalamento, fertilidade e fecundidade. A Espironolactona (100mg/kg/dia), administrado via i.p.em camundongos fêmeas durante um período de duas semanas de coabitação com machos não tratados, diminuiu o número de concebimentos do acasalamento (este efeito mostrou ser causado pela inibição da ovulação) e diminuição do número de embriões implantados e daqueles que se tornaram uma gravidez (este efeito mostrou ser causado por uma inibição da implantação)".
Duas semanas atrás, voltei a minha dermato e expliquei sobre a irregularidade da minha menstruação. Ela disse que isso acontece realmente com algumas mulheres. Parei de tomar tem uns 2 meses (desde o dia em que li a bula) e minha menstruação já está mais regular e com fluxo melhor. Tentei IIU no ultimo ciclo e os folículos cresceram o suficiente (como foi IIU não tive a confirmação se realmente ovulei).
Estou escrevendo aqui, pois passei muita raiva  e frustração. Como disse meu médico acupunturista: "Não temos certeza de que é isto que está causando problemas em vc, mas, de qq forma, se pode estar atrapalhando, temos que eliminar este fator.". O que me indignou foi o fato de eu sempre ter falado para todo e qq médico que eu tomava este remédio e ng fez nenhum comentário quanto a isso.
Por isso meninas, se alguma de vcs toma ou conhece alguém que tome e que esteja tentando engravidar, prestem atenção a este medicamento.
Se alguém já tomou e tiver alguma história p compartilhar comigo, gostaria de saber.

Um beijo. Fiquem com Deus!!!





E-familynet.com Ticker

32 comentários:

Dali on 9/14/2011 disse... [Responder Comentário]

Ahhh! Eu tomei esse negocio por uns dois anos tambem! Parei esse ano!
E by the way, parei com a espirolactona e fiz a FIV, meu rosto está um horror! Vc está fazendo algo para a pele?
Puxa, acho que nunca li a bula desse treco.
E remédios para emagrecer então? Tomei todos. Será isso também?
Bjs e obrigada pelo toque!

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Olá queridas, meu Deus não sabemos mais em quem acreditar, esses médicos de hj em dia estão nos deixando doidas, eu tomo espironolactona há uns 9 meses, tenho SOP e tento engravidar a mais de 5 anos. Por último o meu médico me receitou esse medicamento, como eu já tinha lido a bula, perguntei sobre esses efeitos e ele disse que n tinha nenhum problema só disse que assim q eu engravidasse teria q parar imediatamente. Estou tomando e até agora nada de gravidez e para falar a verdade tenho medo, pois tudo que já li refere a importância do uso de ACO. Me ajudem, falem de suas experiências!!!!!

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Meu medico receitou espironolactona para controlar a queda de cabelos e enfatizou que a mulher que toma este remedio PRECISA EVITAR a gravidez, uma vez que a substancia e absorvida pela placenta e pode causar a feminilizacao do feto masculino... por isso, muito cuidado e se informem a respeito.

Anônimo disse... [Responder Comentário]

ola. eu tenho uma alteração no hormonios. meu hormônio masculinos estavam muito elevados. depois de varios exames e repeti alguns ainda.minha medica me receitou o espironolactona. vou tomar por 3 anos, pois de 3 anos voltarei a um ginecologista para fazer um tratamento para ovular. o seu caso deve ser o mesmo do que o meu, vc ja nao deveria ovular antes que vc começou a tomar, mais provavelmente sua medica nao lhe disse. se vc tinha uma pele muito oleosa ou com acne, vc provavelmente ja estava com hormônios elevado. procura uma endocrinologista que é muito melhor, e relembrando jamais deve engravida tomando espironolactona pois o seu feto pode vim deformado

Unknown on 9/05/2012 disse... [Responder Comentário]

Nossa, tomo esse remédio a quase dois anos para a acne e de uns meses pra cá minha menstruação esteve totalmente irregular, mesmo tomando o anticoncepcional injetável, será que é por conta disso??

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Amooo este remedio de paixão, ele foi uma grande descoberta p mim... fico menos inchada e ainda de pele e cabelos lindos, sem falar que meus pelos que eram grossos afinaram... tomo a 5 anos e so parei para ter meu filho o que não tive nenhum problema e depois continuei novamente...

Anônimo disse... [Responder Comentário]

EU TENHO PROBLEMA DE OVARIO MICROPOLICISTICO,E DISTURBIOS HORMONAIS,MAIS HORMONIO MASCULINO DO QUE FEMININO E SOU MULHER,MEU MEDICO RECEITOU ESPIRONOLACTONA,PARA DIMINUIR O INCHAÇO NA BARRIGA,E DIMINUIR OS PELOS,FAZER O TRATAMENTO POR 1 ANO,SERÁ QUE VAI MELHORAR.

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Ola fui dianosticada com SOP minha menstuação esta inrregular acne,pele oleosa etc... minha Ginicologista receitou espironolactona,metformina 500 mlg e Diane 35 sinto muitas reaçoes por conta dos medicamentros como:nauseas,diarreia(horrivel)cansaço,solonolencia que intercala com insonia,falta de apetite,xixi toda hora rsrs... me falaram que vou sentir tudo isso por 15 dias e depois amenisa "um pouco" :/ apos o tratam,ento de 6 meses pretendo engravidar se alguem tiver experiencia parecida por favor conte-nos preciso de mais dicas pois quero muito engravidar mas to sofrendo muito com todas as reações dos medicamentos Não vou e não quewro desistir porem queria muito saber se alguem fez esse tratamento e teve suscesso e teve seu anjinho :) Ass,Nádia

Eliane Ferreira on 12/07/2012 disse... [Responder Comentário]

Olá!
Tenho SOP e já fiz inúmeros tratamentos para acne e nada de sucesso. Alguns dermatologista insistiram na ideia de iniciar o tratamento com Roacutam, mas não tive coragem e por fim, uma dermatologista receitou espirolactona 100mg por dia, alertando evitar gravidez durante o uso da medicação. Iniciei o remédio hoje, mas estou com muitas dúvidas se continuo ou não...

Anônimo disse... [Responder Comentário]

queria saber se estes efeitos desconfortaveis desaparecem mesmo. É bem estranho tomar remedio para hipertensao sem esta necessidade, nao acham? meu medico receitou por causa do cabelo que nao para de cair, mas gostaria de outra alternativa. Alguem tem outra sugestao? abs.

Marilia disse... [Responder Comentário]

Meu DEUS agora estou morrendo de medo, tenho SOMP (Sindrome de Ovarios Micro Policisticos) Depois de cinco anos tentado engravidar consegui em 2010 porem tive um aborto espontaneo e depois disso o que bem tento é engravidar (MEU MAIOR SONHO) so que estou com escesso de hormonios meu rosto esta com muito pelo e a medica me receitou esse (ESPIRONOLACTONA) para diminuir o mesmo, so que lendo as postagens acima fiquei mais que duvida sera mesmo que atrapalhar de engravidar?

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Tomo Espirono. há mais de 6 meses e pelo o q minha médica disse não paro tão já, acho q tomarei por mais uns 8 meses ou qdo estiver satisfeita (disse ela) com o resultado (tomo para diminuir a testosterona q estava muito alta e a quantidade de pêlos no abdomen e nesse tempo o exame já melhorou muito e os pêlos tb). Minha dúvida é depois q parar de tomar, qual será a chance de voltar ao q era antes??

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Olá...Tomei espironolactona a uns 3 anos,engordei muito,tinha muito cançasso,os pelos do meu corpo como pernas e rosto cresceram e engrossaram muito,meu cabelo caia muito e minha pele estava totalmente ressecada ,enfim eu estava horrível,sem contar com o desânimo de ver que vc parecia estar se transformando em um homem,sendo mulher.parei de tomar e senti muito mal,minha pressão arterial aumentou e voltei a engordar,descobri agora que meu problema é a Aldosterona...é horrível vc sendo mulher e vaidos ficar assim,diferente de outras mulheres...voltei a tomar a Espironolactona e me sinto até que bem,não estou muito inchada e nem cansada,minha pele melhorou e meu cabelo já não cai tanto,minhas manchas escuras na pele,na região do pescoço e axilas estão parecendo estar clareando e os pêlos estão demorando mais para crescer.Tomar esse medicamento só para acne ou problemas de queda de cabelo acho um pouco exagerado,pois se trata de um medicamento muito forte...já parei de ovular fazem uns 2 meses e sei que é muito perigoso engravidar usando essa medicação,pois pode causar danos ao feto.Quanto a engravidar,tenho 36 anos,dois filhos,um com 17 e outro com 10.O mais novo segundo a obstetra não sabe como eu engravidei pois segundo ela minha chance de engravidar era de 1 em 1000.Abraços...

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Meu Deus!
A Dermatologista me passou esse remédio para o crescimento capilar, antes dela me receitar ela me perguntou: Você está tentando engravidar? Eu disse: Não! Espantada até...mais até então ela não tinha comentado o porque da pergunta.
Quando liguei na farmácia para pedir o medicamento e o farmacêutico me disse que esse remédio serve para tratamento cardio vascular, me assustei e comecei a pesquisar sobre ele...sinceramente.: ME ASSUSTEI!!!!!!

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Já tomei aldactone indicada por dermatologista para tratar a acne que ela disse ser hormonal. Não tive reações de menstruação e nenhum efeito colateral mais sério.

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Oi, vc tomou espironolactona em que dosagem?
Obrigada

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Tomei ´por um mês, me deu câimbras horríveis. Parei de tomar e as caibras diminuíram. Na verdade a dermato me deu para queda de cabelo, não notei nenhuma melhora.Vou jogar hoje mesmo este remédio. Não serviu para nada...só para meu bolso rsrsrsr

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Estava com queda de cabelo. Fui ao dermato e ele me receitou espironolactona e passar no couro cabeludo Minoxidil. Tomei por 04 meses e não obtive resultados. Nesse período parei de menstruar ( antes de tomar esse remédio sempre fui regulada). Fui então a ginecologista. Ela pediu q eu fizesse exames hormonais. Meu FSH estava aumentado e minha progesterona diminuida. Iniciei essa semana um tratamento hormonal. Espero que eu tenha resultados.
Tomem cuidado ao tomar esse medicamento, pois pode sim causar infertilidade em mulheres.

Anônimo disse... [Responder Comentário]

tomei adactone em 1 mês muitas dores nas pernas e mestruação desregulada alguém sentiu o mesmo?????

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Tomo espiranolactona a aproximadamente 7 meses e meu fluxo menstrual a cada dia so diminuia ate que parei de menstruar de vez.. fiquei muito preocupada. E decidi entrar nesse blog. O unico cuidado que devemos ter e com o aumento do potassio. Pois ele em excesso pode dar uma parada cardiaca, alem disso, caimbras de chorar e dores nas pernas e um cansaço sempre. Tomo porque sofri hipocalemia , mais conhecida como falta de potassio.

Anônimo disse... [Responder Comentário]

foi o único que conseguiu regular minha pressão arterial,Tomo já a dez anos.Nunca tive nenhum feito colateral. Os pelos realmente ficaram mais finos.

Lobita on 9/15/2013 disse... [Responder Comentário]

Oi. Tenho SOP e uso a espironolactona. Meus pêlos, acne, tudo diminuiu. Baixei bem de peso, fiquei muito satisfeita. Vou parar de tomar pra tentar engravidar. Eu preferi ajeitar o corpo e o estado hormonal antes da gravidez. Sorte pra nós. Beijos

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Muito bom saber! Vou tomar agora a segunda caixa deste remédio... e não li a bula por inteiro. Ótima informação!

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Também tomo esse medicamento para oleosidade da pele, mas foi o único que controlou minha pressão arterial. Iniciei com 100mg, hoje tomo 50mg com outro medicamento para pressão arterial. Nunca tive nenhum efeito colateral, claro que quando comecei a tomar já tinha filhos e era operada de histerectomia parcial, por isso não senti nada. Bjos

tania on 10/25/2013 disse... [Responder Comentário]

gente, sofro se sop... tenho 27 anos e nunca menstruei espontaneamente, só quando faço uso de anticoncepcional... ja fui em vários ginecos, dermatos e endócrinos, nenhum resolveu meu problema... sei que minhas chances de engravidar são poucas, mas daki uns 3 ou 4 anos quero tentar... meu buço e meu mento (queixo) é cheio de pêlos pretos e grossos...meu cabelo é fino e quebradiço...tenho dificuldade em emagrecer... é horrível conviver com isso, sentir as pessoas te olhando diferente, mesmo eu depilando e tomando cuidado para não ficar cm pêlos aparentes, a região ficou mais escura por causa da depilação... mas enfim, hj tomo diane 35, cloridrato de metformina 500mg 2x ao dia e espironolactona... sinto que os pêlos começaram a crescer com menos intensidade, e não tenho nenhuma reação adversa... só que minha médica disse: parou de tomar, volta td ao normal (ou anormal)... entao axo q esses medicamentos me acompanharão a vida toda...

Unknown on 10/26/2013 disse... [Responder Comentário]

Tomo esse medicamento ha três meses, meu cabelo parou de cair, minha pele melhorou muito, antes ressecada, minhas unhas estão crescendo, e tenho mais libido e disposição, não senti nenhum efeito colateral, minha médica me disse que iria tomar um "feminilizante", o qual eu comprovo que é mesmo.

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Minha menstruação atrasou e não menstruo desde julho de 2013 até agora novembro de 2013 e estou cismada que foi porque tomei a espironolactona apesar de 2 ginecologistas acharem que não tem nada a ver Agora vou procurar um endocrinologista Carla Rangel

Anônimo disse... [Responder Comentário]

mais do que perigoso engravidar é uma irresponsabilidade, um médico receitar este remédio para uma munher que tenha risco de engravidar. Este remédio causa uma anomalia no feto, nascem crianças sem gênero definido,ou seja sem sexualidade definida.

Unknown on 1/27/2014 disse... [Responder Comentário]

Pessoal será que espironolactona 50mg por dia resolve o caso de acne, ou será que só se resolve se for 100mg ao dia?

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Tive somp (síndrome dos ovários micro policísticos).Fiz tratamento com selene por 4 meses e os cistos sumiram,mas a síndrome não,ou seja os hormônios masculinos aumentados(testosterona e androstenediona), muitos transtornos,como: aumento de pelos,queda de cabelo,pele hiper oleosa e acne.bom quanto a pele estou usando ácidos e sabonetes específicos no rosto indicado pela minha dermato oque ajuda um pouco,mas como suo muito normalmente, ainda mais agora neste calor a pele acaba produzindo muito sebo e consequentemente oleosidade,mas vamos levando;Quanto o uso do espironolactona estou tomando 100 mg há 1 mês(obs.não tenho nenhuma reação) indicado pelo meu endócrino,que me passou por três meses e depois disto vou fazer novos exames para saber se os níveis hormonais se normalizaram,pois quero engravidar e segundo o endócrino estes hormônios tendem a baixar e com isso elevar os meus hormônios femininos contribuindo para normalizar meus ciclos,(obs: assim q conseguisse engravidar parar de tomar)...até que minha
menstruação é normal só atrasa alguns dias,mas desde dessa síndrome percebo que não ovulo,o endócrino me disse q é por conta desses hormônios masculinos,apesar do meu go ter dito q não atrapalhava em engravidar agora vou voltar no meu go e questionar isso e tbm ele me disse na ultima consulta para retornar depois de 3 meses e anotar as datas das ultimas menstruações e ele iria me passar um indutor,vamos ver,tenho 34 anos e uma princesa de 5 anos agora quero mais um filhinho...boa sorte para tds nós e um grande bj

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Eu tenho ovários policísticos e estou fazendo tratamento pra engravidar,então minha médica receitou esse ESPIRONOLACTONA e ainda nada de resultado,,

Unknown on 4/03/2014 disse... [Responder Comentário]

NINGUÉM AI TOMA ESTÁ MEDICAÇÃO PARA LINFEDEMA,MEU CARDIOVASCULAR ME RECEITOU PARA ISSO...QUERIA MAIORES INFORMAÇÕES.

Deixe aqui seu pitaco!